Essa palavra gigante é o nome desse monumento gigante, hehe! Foi aí que eu fui no domingo pass... retrasado! Ops!
Eu sei que fiquei devendo um post essa semana, mas sabe como é, poucos comentários, tive a impresão que esqueceram de mim... mentira, foi só preguiça, mesmo!
Bom, esse é o Völkerschlachtdenkmal (Volk=povo - Schlacht=batalha - Denkmal=monumento), um monumento em homenagem à vitória sobre Napoleão. Eu achei meio esquisito, pra falar a verdade, essa coisa enorme com cara de Inca ou Maia no meio da cidade... gosto é gosto! :D
Mas foi legal! Eu fui com o pessoal que mora comigo, a gente entrou no monumento e eu me senti dentro de um videogame, olha só!
Só pra ter uma ideia do tamanho, a pessoinha amarela sou eu!
A parte vergonhosa da história foi que todo mundo foi de bicicleta... - menos eu. Que vergonha, tive que ir de bonde! Bom, eles ficaram de me ensinar a andar, quem sabe?
De tudo, o que eu mais gostei foi (como sempre) a vista de lá de cima! A gente subiu lá no alto e de lá dá pra ver a cidade inteira! Adorei!
Depois disso, fomos num cemitério (hein?)que ficava por ali. O cemitério por si só não me interessou muito (é parecido com os do Brasil, nada de mais), mas tinha uma parte bem interessante dedicada aos soldados e pessoas mortas na Segunda Guerra:
(a inscrição diz: em memória às vítimas do fascismo)
Essa escultura abria um corredor enorme de lápides todas iguais, com os nomes das pessoas que morreram. Em muitas, havia escrito "ermordet", que significa "morto por alguém":
Outra parte interessante da ida ao cemitério foram os animais! Eu vi um coelho e vários esquilos (e aprendi que esquilo em alemão é Eichhörnchen - palavra impronunciável!). É lógico que eu tentei tirar fotos, mas vocês não tem noção do quanto é difícil tirar foto de um esquilo! Bem, esse foi o meu melhor!(com muuito zoom!)
Mudando de assunto, chegou mais um morador aqui no WG! (Ué, mais gente?!) É um gatinho, o Kali! Ele é tão manhoso e fofinho!
O Kali é o gato do David (o príncipe, lembram?), ele trouxe do castelo pra cá. Outro dia ele me acordou às 6h30 da manhã querendo sair...mas tudo bem, no geral ele é fofinho e bonzinho!
Bem, vou ficando por aqui! Deixo vocês com um vídeo que fiz de lá de cima do Völkerschlachtdenkmal, com direito a sinos tocando e tudo! (Ah, o castelinho que aparece é o crematório - e a igreja, eu acho! - do cemitério!)
Cenas dos próximos episódios: cerejeiras, Bach, pessoal do WG e Besonderheiten da Alemanha!
Beijos e até mais!