sábado, 10 de novembro de 2018

Der neunte November - o dia nove de novembro

Olá, pessoal, quanto tempo!

Queria ter postado mais por aqui, mas todo o processo de escolher as fotos, editar, escrever, postar leva bastante tempo, então acabei não conseguindo atualizar tanto quanto gostaria! As eleições no Brasil também tomaram uma grande parte do meu tempo e energia, foi difícil pensar em coisas legais pra falar aqui se eu não estava muito feliz. Mas depois do baque inicial, vamos voltando a viver e ser feliz enquanto podemos, não é mesmo?
E uma coisa que me deixa imediatamente feliz são as cores desse outono! <3 Como é linda essa estação! A foto que abre esse post é do pátio interno do prédio principal da universidade, um prédio da época medieval que continua sendo utilizado até hoje! Eu não me canso de tirar foto das árvores com folhas amarelas, vermelhas, das folhas caídas no chão, é encantador!
Essa é a vista da minha sacada hoje! :)

E Jena nem é a melhor cidade pra ver o outono. Muitas árvores continuam verdes, outras perderam as folhas sem mudar de cor, mas mesmo assim dá pra ver a mudança! Mas eu fiquei realmente impressionada com o Treptower Park, em Berlim!
Semana passada eu e o Andrey demos um pulo em Berlim, ele morou lá por uns bons anos e resolveu matar a saudade e me mostrar uns lugares mais alternativos. Foi bem legal, Berlim tem muita coisa pra ver, pra fazer! A viagem infelizmente foi curta, mas deu pra aproveitar bem! Mais tarde posto umas fotos no facebook também ;)

Falando em viagem curta, os dias tem ficado cada vez mais curtos também. Se antes escurecia às 21h, agora acabou o horário de verão e os dias ficaram ainda mais curtos, umas 17h já está começando a escurecer e às 18h o céu já está preto. No começo essas mudanças, junto com um tempo mais frio, são difíceis de acostumar, mas depois de um tempo a gente vai aceitando.

E as aulas começaram definitivamente - sim, no fim de outubro começa o período letivo aqui! Bem diferente do Brasil! Embora eu não precise de créditos, resolvi fazer umas matérias do mestrado aqui relacionadas ao uso de novas mídias no ensino, um tema que tem me interessado e que a gente não costuma ter aula no Brasil. Por enquanto está interessante, estou gostando :) E o melhor de fazer matérias é poder conhecer gente nova! Na matéria que estou fazendo conheci a Natta, uma menina da Tailândia! Ela é muito fofa, nos demos muito bem! Achei uma amiguinha, haha!
Essa é a Natta! :)

E ontem - que já é anteontem, né... foi dia nove de novembro, um dia muito importante pra Alemanha. Tão importante que saiu reportagem até no Brasil, achei esse artigo do jornal Destak aqui!
https://www.destakjornal.com.br/mundo/detalhe/nove-de-novembro-a-data-mais-marcante-da-historia-da-alemanha

Em resumo, vários acontecimentos importantes da história da Alemanha ocorreram no dia 9 de novembro, e por isso o dia é bastante lembrado. Dia 9 de novembro de 1989 foi a queda do muro de Berlim.
Em 1918, foi proclamada a primeira República alemã.
Mas o acontecimento mais relembrado pelos alemães nesse dia aconteceu em 9 de novembro de 1938: a chamada Pogromnacht, também conhecida como noite dos cristais. Esse dia, triste, foi marcado pela destruição de sinagogas e lojas de judeus, a morte de cerca de 100 judeus e a prisão de mais de 30 mil outros, levados para campos de concentração e trabalhos forçados.
Embora os alemães tenham diversos motivos para comemorar, eles escolheram nesse dia relembrar um dos momentos mais tristes de sua história. Isso porque é o silêncio da população que permite que as atrocidades aconteçam. Falar sobre o passado, assumir os erros, se envergonhar, faz parte de um processo de tentativa para que esse passado não se repita. E porque muitos neonazistas escolheram esse dia como um dia de celebração, os alemães que são contra essa ideologia, assim como as instituições como prefeituras e governos, escolheram esse dia como um dia de homenagear os judeus mortos no Holocausto e mostrar respeito.

Em Jena, a forma que eles escolheram de combater o ódio foi através da música. Por isso, músicos se espalharam pela cidade nesse dia, em pontos importantes que relembram a judeus que moraram na cidade ou pessoas que combateram o nazismo. Em cada um desses pontos, eles fazem uma pequena apresentação e convidam o público a se juntar e cantar junto. Esse vídeo eu gravei da minha janela, em frente à minha casa tem um movimento aos irmãos Scholl, católicos que dfundaram o movimento "Rosa Branca" para enfrentar o regime nazista distribuindo panfletos para informar a população da época sobre o terror que ocorria. A história desse movimento, desconhecida pela maioria dos movimentos, foi traduzida do alemão para o português por um grupo da USP, do qual participou uma querida amiga minha, a Yasmin Utida. Aqui tem um link para o livro: http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=778

Às 19h, todos se dirigiram à estação de trem Westbahnhof, que foi utilizada na época para levar os judeus para o campo de concentração de Buchenwald, em Weimar. Lá, houve um pronunciamento muito bonito do prefeito, relembrando a necessidade de nunca esquecer, e abrir os olhos para novas formas de ódio voltando a aparecer. Todos recebemos velas, os alemães cantaram uma música judaica e um rabino realizou uma pequena celebração cantada em hebraico.
Eu e a Natta resolvemos acompanhar a celebração, foi um momento bem bonito de participar. No final, todos levaram as velas até o mercado, onde fizemos um símbolo de paz.
Essa é uma mensagem que os alemães tem muito a ensinar a nós, brasileiros: nunca esquecer a História, não apagar o passado. Atualmente, temas do nosso passado voltaram a ser presentes, de forma preocupante - se argumenta que não houve escravidão, que a ditadura no Brasil foi branda, que era melhor naquele tempo. Ao invés de homenagear um torturador na câmara dos deputados, deveríamos nos lembrar que os "bons velhos tempos" da ditadura militar vieram à custa da violência, da tortura e da morte de pessoas vulneráveis, pobres, indígenas, e de pessoas que cometeram o crime de pensar diferente, de ser diferente. Enquanto aceitamos que se digam essas coisas, estamos abrindo espaço para que a História se repita, mas dessa vez conhecemos o final - e ele não é bom. Façamos como os alemães e nos esforcemos para lembrar não apenas os momentos felizes, mas também os capítulos tristes da nossa história, para que através da memória a gente possa caminhar para uma sociedade melhor.

Fico por aqui hoje, espero voltar antes do Natal! ;)
Abraços!

4 comentários:

  1. Que bom ter voltado! Já estava com sds dos posts. Que linda fica a cidd. Essa semana ví diversas reportagens a respeito da Alemanha.
    Realmente é bom aprendermos a ter memória. Que ótimo vc estar aproveitando seu tempo com outros cursos e novos amigos. Aguardo as fotos. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. OI Má! Adorei o texto, tanto da parte do outono quanto da parte da história alemã, que , concordo plenamente temos muito a aprender com eles. Também gostei dos links que você indicou, principalmente o que você mencionou a Yasmin, achei muito relevante com os últimos acontecimentos aqui no Brasil.
    Mas esse outono é demais de lindo mesmo! Parabéns pelas fotos!
    Continuo com muitas saudades suas!
    Beijinhos abraçados!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Má, já tinha visto sua postagem antes...mas não tinha como eu ler, estava definindo um modelo para os vídeos do Álvaro e eles estavam com muita pressa, só consegui entregar hoje, foi quando vi seu e-mail. Agora vou poder ler com calma. Que você faça uma ótima viagem filha querida. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. ...agora sim, consegui ver as fotos. Tanta coisa pra comentar que prefiro conversar pelo Skype. Gostei de ver o rostinho da Natta, espero poder conhece-la. Mande um carinho meu pra ela. Beijão Má, adorei nossa conversa e ouvir sua voz. Vamos tentar repetir mais vezes e, mais breve. Te amo muito.

    ResponderExcluir