Voltei! Faz um tempinho que eu não passo por aqui, não? Na verdade, ironicamente, eu sumi justamente por ter o que escrever! Sabe o que é, dá uma preguicinha... Mas eu voltei :)
Voltei pra dar um intervalo nas 'besonderheiten'- apesar de achar que esse post foi muito bem recebido, obrigada, pessoal! :D - e voltar à minha vida por aqui!
Pra começar, eu fui no museu da Stasi, a polícia da ex-Alemanha Oriental!
A foto que abre esse post é na entrada do museu. Pra quem não conhece, Stasi é abreviação de Staatsicherheit, que significa "segurança pública", por assim dizer. É uma das principais marcas da época da divisão das Alemanhas, principalmente pela questão da censura (Tárik, é provável que vc nunca leia isso, mas é igual ao livro 1984!). Eles vigiavam a vida de todo mundo, abriam cartas, todas essas coisas. Além disso, tinham os Innofiziele Mitarbeiter ou "IM", os "trabalhadores não-oficiais", que eram civis que trabalhavam secretamente dando informações à Polícia. Ou seja, não havia segurança em lugar nenhum; temia-se até os próprios parentes, amigos. Isso é bem visível no filme A vida dos Outros, o qual eu ainda não vi até o fim =P, mas tenho obrigação de recomendar, porque é muito bom e trata exatamente disso. Depois dessa graande introdução, vamos ao museu!
O museu nada mais é do que um antigo escritório da Stasi, ou seja, as instalações são originais. Tem também vários aparatos utilizados na época, documentos, papéis e outras coisas. É pequeno, mas muito rico! Essa foto aí em cima mostra uma máquina de fechar cartas - isso mesmo, depois de abrir, elas também precisavam ser fechadas com discrição. Esse é o tipo de coisa que nunca passou pela minha cabeça: máquinas de abrir e fechar cartas! Um monte de outras coisas também são inimagináveis, como isso na próxima foto: "Geruchskonserven", uma conserva de cheiros:
Eu não tinha entendido nada, mas aí a Flora me explicou que quando eles pegavam um suspeito, eles passavam um pano pra 'coletar' o cheiro, pra caso precisassem perseguir e utilizar cães farejadores. Outra curiosidade: uma maleta de disfarces de verdade!
Outra coisa que choca bastante é o apelo da Stasi à população. Tem um monte de 'propagandas' da Stasi, incentivando os jovens à entrar pra Stasi ou as crianças a serem bons alunos e esportistas para, no futuro, entrar pra Stasi também. A próxima foto mostra um cartaz alertando para o 'perigo imperialista' (lembrando que dá pra clicar em todas as fotos pra ver maior):
Nossa, empolguei de falar do museu! Só pra terminar, as famosas televisões que mostravam imagens de câmeras escondidas (no caso, com a imagem do Honecker, se não me engano):
Ufa, cansei! Pronto, já viram udo, ninguém mais precisa ir visitar o museu! ;)
Mudando de assunto...
Os italianos fizeram a trilha sonora de um filme em preto-e-branco ao vivo! Foi de improviso, a convite de um professor alemão daqui, e todo mundo foi ver! Foi bem legal, eu gostei!
Aliás, outra coisa muito legal que eu vi esses dias foi o Dachbodenkonzert, o "concerto no sótão". Antes de explicar melhor, vale esclarecer que a palavra alemã Konzert se refere tanto a shows quanto a concertos clássicos, enfim, qualquer tipo de apresentação musical. Dito isso, explico: aqui no meu prédio todo mundo se conhece, e entre os moradores tem vários artistas, de todo tipo. Entre eles, tem o Ludger, que estuda música - sonoplastia, essas coisas - e os italianos, e eles andam promovendo de quando em quando esse Dachbodenkonzert, uma apresentação das loucuras deles no sótão! É uma mistura de sons, meio difícil de classificar como música, que eles misturam de improviso, a maior parte eletrônico, mas nesse que eu fui ver também tinha uma menina tocando Violoncello. O clima do concerto corresponde bem a essa foto:
E antes que alguém diga alguma coisa, gravei uma pequena amostra (por causa da escuridão, não aparece nada, mas dá pra ter uma idéia do som):
Pena que os italianos estão quase indo embora e eu estou meio triste... eles são minha melhor companhia aqui. Pelo menos paro de falar inglês, hehe, tudo tem um lado bom.
Pra terminar, um pouquinho de blábláblá. As aulas estão quase acabando, mas ainda tenho um monte de provas e trabalhos pra fazer - Mas está ficando bem mais light agora! E eu fiz uma prova de nível de alemão esses dias, pra tirar certificado, custou bem caro, então eu espero que eu tenha ido bem! Eu fiz uma coisa muito idiota na parte de produção de textos, escrevi "Nachteil" (desvantagem, lado negativo) no lugar de "Vorteil" (vantagem, lado positivo) ;_; ... Espero de verdade que eles não tirem muuita coisa por isso....
E eu adquiri três vícios - ou paixões - : o livro "O Leitor", a série House (achei na internet! *o*) e a Copa do Mundo! xD Pois é, estou adorando futebol! Quem diria! Tenho acompanhado todos os resultados, lido matérias na internet sobre os jogos - e discutido depois com a Flora também :) - e, o mais importante, assistindo, é claro, principalmente os do Brasilsilsil! Hehehe! Todos os jogos do Brasil até agora eu tenho assistido no telão - achamos um que fica lá no parque, bem legal! - e tenho que constatar que até o locutor torce contra a gente! Nossa, demooora pra ele admitir que o Brasil fez alguma jogada bonita! Às vezes irrita! O tom irônico dele, falando "zelezao"! Enfim, vemos os jogos eu, a Flora, a Hania - minha nova amiga do Egito - e a Aline - outra brasileira, amiga da Hania e agora nossa também, claro. Às vezes vem o namorado dela também, o Thomas, um alemão que fala português! Estou me divertindo e palpitando bastante, hehe!
Hania, Flora, eu e Aline - quem diria que a Hania não é brasileira? :D
Nossa, falei demais! Cansei!
Até mais!