terça-feira, 29 de junho de 2010

Museus e 'concertos'

Olá!



Voltei! Faz um tempinho que eu não passo por aqui, não? Na verdade, ironicamente, eu sumi justamente por ter o que escrever! Sabe o que é, dá uma preguicinha... Mas eu voltei :)
Voltei pra dar um intervalo nas 'besonderheiten'- apesar de achar que esse post foi muito bem recebido, obrigada, pessoal! :D - e voltar à minha vida por aqui!
Pra começar, eu fui no museu da Stasi, a polícia da ex-Alemanha Oriental!


A foto que abre esse post é na entrada do museu. Pra quem não conhece, Stasi é abreviação de Staatsicherheit, que significa "segurança pública", por assim dizer. É uma das principais marcas da época da divisão das Alemanhas, principalmente pela questão da censura (Tárik, é provável que vc nunca leia isso, mas é igual ao livro 1984!). Eles vigiavam a vida de todo mundo, abriam cartas, todas essas coisas. Além disso, tinham os Innofiziele Mitarbeiter ou "IM", os "trabalhadores não-oficiais", que eram civis que trabalhavam secretamente dando informações à Polícia. Ou seja, não havia segurança em lugar nenhum; temia-se até os próprios parentes, amigos. Isso é bem visível no filme A vida dos Outros, o qual eu ainda não vi até o fim =P, mas tenho obrigação de recomendar, porque é muito bom e trata exatamente disso. Depois dessa graande introdução, vamos ao museu!



O museu nada mais é do que um antigo escritório da Stasi, ou seja, as instalações são originais. Tem também vários aparatos utilizados na época, documentos, papéis e outras coisas. É pequeno, mas muito rico! Essa foto aí em cima mostra uma máquina de fechar cartas - isso mesmo, depois de abrir, elas também precisavam ser fechadas com discrição. Esse é o tipo de coisa que nunca passou pela minha cabeça: máquinas de abrir e fechar cartas! Um monte de outras coisas também são inimagináveis, como isso na próxima foto: "Geruchskonserven", uma conserva de cheiros:



Eu não tinha entendido nada, mas aí a Flora me explicou que quando eles pegavam um suspeito, eles passavam um pano pra 'coletar' o cheiro, pra caso precisassem perseguir e utilizar cães farejadores. Outra curiosidade: uma maleta de disfarces de verdade!


Outra coisa que choca bastante é o apelo da Stasi à população. Tem um monte de 'propagandas' da Stasi, incentivando os jovens à entrar pra Stasi ou as crianças a serem bons alunos e esportistas para, no futuro, entrar pra Stasi também. A próxima foto mostra um cartaz alertando para o 'perigo imperialista' (lembrando que dá pra clicar em todas as fotos pra ver maior):


Nossa, empolguei de falar do museu! Só pra terminar, as famosas televisões que mostravam imagens de câmeras escondidas (no caso, com a imagem do Honecker, se não me engano):


Ufa, cansei! Pronto, já viram udo, ninguém mais precisa ir visitar o museu! ;)
Mudando de assunto...


Os italianos fizeram a trilha sonora de um filme em preto-e-branco ao vivo! Foi de improviso, a convite de um professor alemão daqui, e todo mundo foi ver! Foi bem legal, eu gostei!
Aliás, outra coisa muito legal que eu vi esses dias foi o Dachbodenkonzert, o "concerto no sótão". Antes de explicar melhor, vale esclarecer que a palavra alemã Konzert se refere tanto a shows quanto a concertos clássicos, enfim, qualquer tipo de apresentação musical. Dito isso, explico: aqui no meu prédio todo mundo se conhece, e entre os moradores tem vários artistas, de todo tipo. Entre eles, tem o Ludger, que estuda música - sonoplastia, essas coisas - e os italianos, e eles andam promovendo de quando em quando esse Dachbodenkonzert, uma apresentação das loucuras deles no sótão! É uma mistura de sons, meio difícil de classificar como música, que eles misturam de improviso, a maior parte eletrônico, mas nesse que eu fui ver também tinha uma menina tocando Violoncello. O clima do concerto corresponde bem a essa foto:



E antes que alguém diga alguma coisa, gravei uma pequena amostra (por causa da escuridão, não aparece nada, mas dá pra ter uma idéia do som):


Pena que os italianos estão quase indo embora e eu estou meio triste... eles são minha melhor companhia aqui. Pelo menos paro de falar inglês, hehe, tudo tem um lado bom.
Pra terminar, um pouquinho de blábláblá. As aulas estão quase acabando, mas ainda tenho um monte de provas e trabalhos pra fazer - Mas está ficando bem mais light agora! E eu fiz uma prova de nível de alemão esses dias, pra tirar certificado, custou bem caro, então eu espero que eu tenha ido bem! Eu fiz uma coisa muito idiota na parte de produção de textos, escrevi "Nachteil" (desvantagem, lado negativo) no lugar de "Vorteil" (vantagem, lado positivo) ;_; ... Espero de verdade que eles não tirem muuita coisa por isso....
E eu adquiri três vícios - ou paixões - : o livro "O Leitor", a série House (achei na internet! *o*) e a Copa do Mundo! xD Pois é, estou adorando futebol! Quem diria! Tenho acompanhado todos os resultados, lido matérias na internet sobre os jogos - e discutido depois com a Flora também :) - e, o mais importante, assistindo, é claro, principalmente os do Brasilsilsil! Hehehe! Todos os jogos do Brasil até agora eu tenho assistido no telão - achamos um que fica lá no parque, bem legal! - e tenho que constatar que até o locutor torce contra a gente! Nossa, demooora pra ele admitir que o Brasil fez alguma jogada bonita! Às vezes irrita! O tom irônico dele, falando "zelezao"! Enfim, vemos os jogos eu, a Flora, a Hania - minha nova amiga do Egito - e a Aline - outra brasileira, amiga da Hania e agora nossa também, claro. Às vezes vem o namorado dela também, o Thomas, um alemão que fala português! Estou me divertindo e palpitando bastante, hehe!

Hania, Flora, eu e Aline - quem diria que a Hania não é brasileira? :D

Nossa, falei demais! Cansei!
Até mais!

5 comentários:

  1. Oi Mamá, tudo bem? Adorei o museu, deve ser extremamente interessante e curioso, pricipalmente quando a gente sabe que todas essas coisasaconteceram a tão pouco tempo. Imagino que em países onde o regime ainda seja ditadura, essas coisas ainda aconnteçam. Ainda bem que não é o caso do Brasil né? Mas o concerto tb deve ser legal, embora seja um pouco abstrato demais p/ mim.Agora realmente quem diria vc curtindo futebol tá vendo basta ser brasileiro(A gente já nasce c/ esse vírus), mas acho isso muito legal afinal VAMOS AO HEXA!!! Aqui p/ variar o país continua parando completamente nos dias de jogo do Brasil, muita gente critica, mas não adianta, ninguém consegue competir c/ a copa do mundo aqui,( até os bancos foram obrigados a se render e fechar)então é melhor juntar-se a eles e curtir a alegria do povo que sempre vale a pena.Bom já me estendi demais né?
    Até mais, continue postando que é muito bom conhecer a sua versão dessas coisas.
    Beijinho e abração(bem apertado!!!)
    Eu

    ResponderExcluir
  2. ráááá, troxa!!! aqui estou eu!! agradeça ao "Alaercio" por ter um wireless sem senha e com sinal perfeito uaehuaeheauhaeuhae! só que o viadinho tem a maldita mania de desligar o modem quando não está usando, então tenho que ser rápido!!!!!

    nóóóó que sonho esse museu!! do kct!!! a máquina de fechar cartas realmente me surpreendeu...

    e é igualzinho 1984, kct (aliás, fiquei feliz em ver que vc leu aeuhaeuhaeuhaeuaeh)
    e "a vida dos outros" é do kct, assista!!! (na real esse é mais um daqueles casos em que eu assisto/leio, acho do caralho, mas num lembro de mais nada do filme/livro aeuhaeuhaeuhae... mas mesmo assim recomendo)

    quero um porão sombrio desses pra mim =O!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PORRA NANA, FUTEB0L!?!?! ATÉ TU SENDO ATACADA PELO PATRIOTISMO SAZONAL??????? mas eu ri tanto, mas tanto, quando perdeu!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    kct, se é pra citar, faz uma resenha completa de uma vez... que diabos de "o leitor" é esse???

    flllllwwwsss
    (Tárik)

    ResponderExcluir
  3. Oi Má...

    Putz...essa da Stasi...seria cômico (ainda não consigo tirar o acento do "o") se não fosse trágico...é a idade média com energia elétrica, q ridículo, na Rússia de Lênin e Stalin também era assim, as crianças eram incentivadas a caguetarem os próprios pais. Sobre o sótão e futebol já conversamos...a novidade é a Alemanha em 3º...pra mim ta de bom tamanho...não da p falar muito mal da nossa zelezao. Então acabou o verão né...mas o inverno ainda ta longe - relaxa - acho q vc não vai pegar mais aquele friuzão...ainda vai dar muito Eis...e por falar nisso...vc ta linda, mas meu monitor esta meio desregulado, vc fica gordinha...(será o monitor?)

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oooi, Mari!

    Adorei seu blog, querida, um dia vou viajar assim como você! deve ser um sooonho! =)

    Querida, te mandei um e-mail.

    Beijos!!!!

    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Tá precisando atualizar isso aqui einh mocinha!
    rsrs
    Um blog legal, visualmente agradável aos olhos.. (pena que tá um pouco pesado na minha máquina... )
    Passei só pra dar uma olhada mesmo..
    (E é difícil postar comentário..)

    ResponderExcluir