quarta-feira, 16 de junho de 2010

Besonderheiten da Alemanha (...parte um?)

Oiê!

Como podem perceber, mudei o visual daqui! Eu estava gostando do outro, estava ok, mas era meio tristinho, né? Combinava com o tempo cinza das fotos anteriores, mas não combina mais com sol e céu azul, hehe! Então, precisávamos de mudanças e elas chegaram (com a ajuda do blogger... estou tão feliz com esses novos recursos! ToT). E eu mudei também a foto de abertura, agora é uma foto da minha rua! Feia, né? Parece até as ruas de SP, da Zona Norte principalmente, vocês não acham? xD Hehehe, ironias à parte, vim tirar o atraso dos posts passados e finalmente postar algumas Besonderheiten da Alemanha! (ou de Leipzig, ou da Europa.. enfim!) A melhor palavra para traduzir "Besonderheit" ("be-zon-der-rrait", vai saber como vocês vão tentar ler!), pra mim, é "peculiaridade"... sabe aquela característica que pode ser boa ou ruim, mas de qualquer jeito é única? É isso. ;)

E para começar... difícil escolher, mas vamos lá! Bratwurst!


Alguns já ouviram falar, alguns já me ouviram falar, mas e verdade: os alemães adoram salsicha! E a Bratwurst, a salsicha mais clara, é definitivamente (e merecidamente!) uma das favoritas! (na verdade eu ainda não comi tantas assim pra comparar...) Ela tem um cheiro bem forte e um sabor bem peculiar, e seu nome nada mais é do que salsicha grelhada (Brat=assar, grelhar; Wurst= salsicha) Não tem absolutamente nada a ver com as salsichas do Brasil, talvez a salsicha tipo Wiener ('vienense') seja parecida com a nossa 'Hans' (que muitos nem ouviram falar, aposto :P), mas eu ainda não comprei pra experimentar. Na foto, o tiozinho está vendendo tipo um 'cachorro-quente', que na verdade nada mais é do que pão (bem menor que a salsicha!), salsicha e catchup ou mostarda - isso mesmo, nada de purê, vinagrete, milho e batata palha!xD (falando assim, nosso cachorro-quente parece realmente bizarro!). E mesmo assim é bom! Em todo o caso, a Bratwurst me conquistou e vou sentir falta dela quando voltar! Nham, nham,Lecker!

Acabei de perceber duas coisas: 1) A lógica mais óbvia a seguir seria fazer um comentário sobre a cerveja, mas não tenho foto (e nem muita informação) pra isso, então vou ficar devendo :( . A outra coisa que eu percebi é que já na primeira foto, da minha rua, tem uma Besonderheit: o tamanho dos prédios - pois é, pelo menos aqui em Leipzig (e Leipzig não é uma cidade tão pequena para os padrões alemães), esse é meio que o tamanho 'padrão'. Com exceção de um prédio modernoso-horroroso que tem no centro (do qual aparentemente eles se orgulham, porque tem foto dele em tudo quanto é cartão postal :P), todos os prédios daqui não passam de 5 andares. Curioso, né? Mas isso é bem legal, porque a gente tem muito mais horizonte, muito mais céu quando olha pra cima! Isso parece meio bobo, mas faz uma diferença danada - e eu imagino que os estrangeiros devem mesmo se sentir sufocados quando vão pra SP. Essa também deve ser uma das razões por que venta tanto aqui! É, tudo tem um lado ruim!

Voltando ao quesito comidas, adivinhem qual é o próximo?


Siim, meu querido e amado sorvete! (Em alemão "Eis", como na plaquinha - pronúncia igual ao inglês) Aqui tem um moonte de sorveterias espalhadas, e todo mundo adora sorvete! Até no frio as pessoas tomam, mas no calor (na verdade, não precisa nem ser calor, basta abrir um solzinho!) lota de gente, fazem fila nas barraquinhas! E, não, não é picolé de água, é sorvete de massa!! ToT Que felicidade! E é bem barato (na verdade, mais barato que o picolé ¬¬'), uma bola custa mais ou menos 80 centavos. :) O lado ruim é que são bem menores do que no Brasil (e nem adianta chorar... u_u'), não existe a tia boazinha que faz uma bola gigante. Mas aí dá pra tomar um sorvete de 3 bolas igual a esse da foto! :D As sorveterias de tipo italiano são as que tem as bolas mais generosas e os sorvetes mais gostosos! Hmm! E os sabores? Ah, tem de pistache, nozes, avelã, framboesa, capuccino, nutella.... mas tem os sabores normais também, claro! ;)

Pra terminar por hoje (já escrevi demais, daqui a pouco a inspiração acaba!) Patos!


Pois é, patos! (pena que o meu Patinho não vai ver isso tão cedo!) Por aqui, os rios e córregos da cidade não são nem poluídos, nem cimentados, e como ficam à céu aberto, às vezes aparecem patos! Patos selvagens, mesmo. E como eles voam.... podem ir pra rua! É, ver um pato no meio da cidade não é nada de tão esquisito! E eles são bem bonitinhos!

Vou indo agora, que meu tempo de procrastinação já se estendeu demais! Espero que tenham gostado, e qualquer dia eu continuo! (é, ainda tem mais!)

Té mais!

8 comentários:

  1. Oi Má...São tantas peculiaridades né?
    Eu adoro olhar o céu. E acho horrorosos esses prédios imensos que sobem ao infinito(talvez numa tentaiva de se alcançar o Paraíso, como os Faraós e suas Pirâmides...?)...Credo! Gosto não.
    Mas olhe os patos daí não são o Pato daqui...fale em alemão com eles ora...Os bichinhos correram porque não entendiam nada do que voces falavam...Quero o som original da próxima vez. nada de dublagem em portugues...
    Bejo
    Tiamu

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana...
    Indiquei-a para ganhar o seu primeiro selo de "blogueira".

    Abraços e espero conhecê-la em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi Má, tudo bem?
    Gostei muito do novo visual, tb acho que ficou +alegre.
    Esse assunto:Peculiaridades com comentários é muito legal, prá mim parece uma crônica assinada,e c/ muito bom humor(que nunca é demais) fica muito gostoso de ler.
    Continue assim, que está ótimo!
    Beijinho!!!

    ResponderExcluir
  4. Qua Quaá QUá QUa ... quauauquqa
    qua qua ququququa

    Quá

    Pato

    ResponderExcluir
  5. Ei Pato, origional é isso? Qua qua qua qua ?
    Credo....Agora é que não entenderei nada mesmo...
    Saudades de voce viu sua Ave chata?

    ResponderExcluir
  6. A vienense é muito boa, bem melhor que as normais que vendem por aqui. Tinha curiosidade para experimentar as Wursts(?) alemãs, mas um cara que eu conheço me desencorajou X_X...

    Cada bola do sorvete é 80 centavos de euro ou de reais? Se for de euro é mais ou menos uns 3 reais, né? Mas recebendo em euro é até que barato mesmo, bons tempos de casquinha do mac por 70 centavos hehehe

    A propósito, sua rua é bem bonitinha. Falta um pouco de verde (as arvores parecem que acabaram de ser varridas por um tufão), mas a arquitetura dos prédios é bem bonita... Como um é colado no outro, é difícil ver onde acaba um e começa o outro auhauhuha parece gta :D

    Ainda com vontade de experimentar os roscões... Nhamy

    Hermano

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana!

    Recebi seu postal ontem! Obrigada mesmo ^__^! Vou tentar responder durante esta semana!

    Sobre os prédios, deve ser gostoso morar num lugar com horizonte... mas acho que o problema de São Paulo não são os prédios altos, o problema é que cada um constrói o seu predinho sem nem ligar pra o que tem dos lados, aí vira um concurso de "ei, eu sou maior!"; "mas eu sou mais brilhante!"; "mas eu tampo todos vocês >D!" e aí vira essa bagunça -.-'! Não vou nem falar dos postes e árvores fora do lugar xD!

    Apesar do sol que está fazendo agora, não está um clima nada bom para tomar sorverte... está seco demais e sinto que se tomar qualquer coisa um pouco mais gelada, pego um resfriado xD!

    Bom, não suma do blog xD! Bjos e até logo o/!

    ResponderExcluir
  8. quero ver enfiar QQQQQUUUUIIIINNNNZZZZEEEEE MIIIIILLLLLLHHHHÕÕÕÕÕEEEESSSSSS de pessoas em predinhos de 5 andares... imagine se as cohab, em vez de 10 prédios de 15 andares fossem de 30 predinhos de 5 andares cada um!!!!

    fraca, num aprendeu a beber cerveja ¬¬

    o sorvete deles eh parecido com o nosso ou é algo extremamente melhor e que eu nunca vou provar na vida???

    flwssss

    ResponderExcluir