quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Dias de chuva...

Olá, pessoal!
Como estão?


Como deu pra perceber da janela do meu quarto, o tempo não está muito bom por aqui, o que acabou me fazendo ficar em casa e não tirar muitas fotos.
Essa semana foi o meu primeiro encontro com o meu orientador aqui, e - eu deveria ter tirado uma foto: tinha um papel na porta dele com os nomes de várias pessoas, um embaixo do outro, deveria ter os nomes de umas dez pessoas, incluindo o meu. Esses nomes eram os das pessoas que haviam marcado horário com ele - das 16h às 18h, a única opção de dia e horário que ele forneceu esse mês!! O que significa que eu tinha incríveis 15 (!!!!!) minutos para falar com ele e tirar todas as minhas dúvidas, além de pedir para ele assinar um documento da faculdade. Vale ressaltar que eu tinha enviado todas essas dúvidas há mais de uma semana por e-mail pra ele - mas ele nunca respondeu.

Nesses suuuper quinze minutos, pelo menos descobri que ele tinha lido o e-mail, apesar de não ter respondido, e ele tirou uma ou outra dúvida - as mais burocráticas. Não falou uma palavra sobre a minha pesquisa, o meu tema, a área... marcou outro horário comigo, no qual eu espero que a gente tenha mais tempo pra conversar.
Ou seja, não deu em muuuuuita coisa.... minha orientadora no Brasil falou pra eu ir na biblioteca, mas sem um norte de onde começar não vejo muito sentido. Por isso, vou conversar com ela por skype amanhã, pra ver se eu recebo um pouquinho de orientação pra começar a trabalhar! Olha eu na minha mesa de trabalho no quarto :) É dessa janela que saiu a primeira foto ;)

Outra coisa meio chata que eu descobri, é que aumentaram as burocracias para abrir conta em banco há pouco tempo... vou precisar tirar o visto primeiro (antes não precisava), e nem sei se vou conseguir abrir a conta, porque falaram que o visto tem que ter no mínimo seis meses, e esse é exatamente o tempo que vou ficar aqui... Então estou com algumas dificuldades básicas tipo - transferir dinheiro para pagar o aluguel! :P Mas já avisei a Juli, e vamos temos que!! arranjar uma solução! Keine Sorge - não se preocupem!

Então já que não rolou nenhuma visita a lugar novo, posso aproveitar para apresentar a casa e postar umas fotinhos de outras coisas que passaram e não deu pra comentar!


Esse é o meu quarto! :) Fernando falou que tem a minha cara - apesar de não ter nenhum dedo de decoração minha! Mas afinal, eu escolhi, né! Ele tem modestos 20m² (!) - e nem é o maior da casa! Eu gosto muito desse edredon fofinho que está cobrindo a cama,é quase como se fosse um monte de travesseiros juntos! Você pode trocar a capa também, como um travesseiro mesmo. E esquenta bem, no inverno só usava um desses e já tava bom! Meu quarto é cheio de abajures e luzinhas, e a lâmpada é amarela (boa notícia, né, papai e mamãe! :D ), então é bem confortável! E essa poltrona também é um amor! <3 Entra bastante luz solar, e tem persianas pra cobrir um pouco a luz - ou seja, não conseguiria nem imaginar nada melhor!
No corredor, as meninas fizeram esse varalzinho com fotos, desenhos e frases que eu achei super legal! É muito legal ver como aqui eles não tem medo de decorar, colocar coisas na parede e tal!

Nessa outra parede, a frase em madeira diz "faça o que te deixa feliz". Esses detalhes deixam a casa bem aconchegante! Ah, essa porta aí é do quartinho de bagunça! :)

Na entrada da casa, um lugar pra colocar os sapatos! Alemão é que nem japonês, fica de chinelo ou descalço dentro de casa. Em algumas casas (como a do andar de baixo aqui), o pessoal deixa os sapatos pra fora mesmo, do outro lado da porta!! Isso eu acho um pouco demais, fica bem bagunçada a entrada! Mas é bom não deixar a poeira entrar, hehe!

Esse é o banheiro! E ele é tão grande....

... que eu precisei tirar duas fotos!! É realmente grande! E tem banheira e chuveiro - aqui quase todo apartamento tem banheira, mas nem todos tem chuveiro separado, isso é bem legal! Outro "luxo" é janela no banheiro - aqui, muitos apartamentos não têm!Repararam no varal no branheiro? Aqui não tem lavanderia, então usamos varal de chão e esse aí. A máquina de lavar muitas vezes fica no banheiro também - aqui caberia tranquilo, mas a nossa está no porão do prédio, junto com mais duas ou três!
E por último, mas não menos importante - a cozinha! Vocês já viram essa mesa algumas vezes, mas nunca a cozinha de um ângulo mais distante. Tem luzinhas também, e uma sacada! Daí que eu tirei a foto dos telhadinhos com ceu azul. Gosto bastante da cozinha também!

Aqui é ela de outro ângulo, e com luz natural, dá pra ver que tem cooktop e máquina de lavar louça - tinham em todas as casas que já fiquei! Em compensação, ninguém tem microondas - exceto eu! Aqui tem um forno-microondas que faz juz ao nome composto! Ele é forno E microondas! Óóóóóhhh!! :O Nunca tinha visto!

Olha que bonitinho o Putzplan! Putzplan é um "plano de limpeza", muito comum em repúblicas aqui, onde está escrito o que cada um fará naquela semana ou naquele mês, às vezes já indicando dia da semana e horário. Aqui elas fizeram bem simplezinho, só as palavras "cozinha", "banheiro" e "aspirar", e os nomes de cada uma em um pregador! Ficou uma fofura!

Acho que por hoje tá bom! Vocês não têm noção do tempo que leva pra fazer cada post! ^^' Mas vale a pena, é uma delícia poder compartilhar essa experiência!
Até o próximo!



4 comentários:

  1. Oi Má, impressionante como é bonito o a apartamento...tudo novinho, moderno muito legal mesmo, além da localização. Bom saber que você está confortável e bem localizada. Que diferença faz um pouco de experiência né? Beijão Má, boa sorte com as pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tbm estamos de chuva e frio...
    A casa é ótima, bem organizada, a cozinha parece bem funcional.
    E parece bem hospitaleira...Assim vc se sente mais em "casa".
    Bons estudos. Boa semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Esse apartamento é show de bola! Muito legal mesmo! Assi fica até prazeroso ficar em casa né?
    E concordo com o Fernando, ele é sob medida pra você!
    beijinhos abraçados!

    ResponderExcluir