segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Freiburg! ~ ou: Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio...

Halli Hallo!


E aqui estou - estava em Freiburg! :) A primeira cidade que conheci na Alemanha, o primeiro solo que pisei fora do Brasil! Já estava ansiosa aguardando aquele sentimento de deja vu, de retorno, mas a experiência que eu tive não foi exatamente como imaginava...

Maaaasss antes de tudo, vamos começar do começo! A viagem de ônibus!
Não me lembro se cheguei a comentar no post anterior, que eu vim pra Freiburg para comemorar o aniversário da Juliana, a dona do quarto! :) Parece que ela gostou mesmo de mim, pois fez questão de confirmar o convite! ^_^ E quando eu falei que não ia dar pra ir, porque as passagens de trem estavam caras (os amigos dela são todos mais jovens e ganham desconto! Snif snif!), ela me mostrou algumas alternativas para eu não deixar de ir por conta disso! Uma delas foi Mitfahrgelegenheit - uma palavra gigante que quer dizer... carona! Pagando um dinheiro ao motorista, porém. No Brasil já existe também algumas empresas que oferecem o serviço (Blablacar acho que tem aí também), mas aqui na Alemanha é usado faz tempo e é bem popular. Mas não me animei muito a passar 5 horas com um estranho no carro, né, aí estava quase desistindo quando ela sugeriu... ônibus!
Um pouco mais caro que a carona, mas consideravelmente mais barato que o trem - e um pouquinho pouquinho? mais demorado: 8 horas de viagem! Pra se ter uma noção, Jena fica no centro-norte da Alemanha, enquanto Freiburg é bem no sul, quase na fronteira com a Suiça, então eu estava praticamente cruzando o país de ônibus, né... mas vamos lá!
A empresa é a Flixbus, que oferece serviço de ônibus entre cidades tanto na Alemanha, como até entre países da Europa. E o serviço é, ó....uma b***a!!! xDDD
Pra começar que é uma viagem de oito horas sem N-E-N-H-U-M-A parada!!!! SIM! O ônibus para em terminais de várias cidades, claro, mas só por alguns minutinhos pras pessoas subirem. Nenhuma parada pra comer, pra esticar as pernas, pra ir no banheiro... nada. Eles alegam que como tem banheiro no ônibus e eles vendem bebidas e snacks, que não seria necessário! Porém... Não venderam nada! :O Na viagem de ida, o ônibus que eu peguei não tinha nem tomada, nem Wi-fi (hoje em dia até os ônibus pra Atibaia tem, pô!), mas depois de uma hora de viagem ele quebrou e tivemos que trocar (!!). Um detalhe: os assentos não são marcados, você senta onde quiser, então quando trocamos de ônibus, trocamos de lugar também, né... O inconveniente atrasou a viagem, mas no fim, pra mim até que foi bom, porque no outro ônibus tinha tomada, e eu acabei sentando ao lado de uma menina de Singapura que estuda o mesmo curso que eu em Jena, só que na faculdade! Trocamos contato, quem sabe a gente volta a se encontrar?
Mas ela foi só até Frankfurt, estava indo pegar o avião pra Singapura pra passar as férias, mas em outubro ela estará aqui em Jena de novo :)
Essas fotos foram da estrada! A primeira, essa montanha aí de pedra, nem sei o que é, mas achei interessante... me senti nos Estados Unidos, nem parece Alemanha, hahaha! A segunda ainda parece os EUA!! é de Frankfurt, dá pra ver que é uma cidade maior, né.
Passei por estradas, cidades grandes e pequenas, indústrias e pomares de macieiras (como esse da foto!), e cruzamos uma cidadezinha linda demais - onde pegamos o maior trânsito!!
Com ônibus quebrado + trânsito, acabei chegando 1h30 mais tarde que o previsto, o que foi meio chato, porque a Juli ia me encontrar na estação, mas no fim deu tudo certo!
Na volta, fui avisada por SMS que meu ônibus atrasaria 1h - até aí, melhor pra mim, tive um tempo a mais para passear pela cidade. Mas o pior não foi isso... o banheiro do ônibus estava QUEBRADO!! A viagem INTEIRAAAAAAA!!! E não trocamos de ônibus por causa disso! Paramos uma vez em um Mc Donalds uns 20 min depois que saímos de Freiburg, e depois.... nada! Umas 5 horas depois, uma moça já tinha falado três vezes com o motorista que ela precisava ir no banheiro, paramos num banheiro imundo de beira de estrada, sem papel, sem nada...e nada pra comer também, sorte que eu levei lanchinho!
Mas não podia nem beber água direito, né, não tinha banheiro depois!!
Chegamos novamente 1h30 depois, o que significa que eu cheguei em Jena mais de 23h... que bom que vou a pé pra casa!

Chega de falar do ônibus, vamos pra Freiburg!
Como eu já adiantei no começo desse post, estava esperando encontrar aquela fofura de cidadezinha que eu fiquei, mas pra minha surpresa, quando eu cheguei achei a cidade... grande! Que terminal enorme de trem e ônibus é esse? E tudo isso de lojas? E tudo isso de... gente?!

É... já dizia Heráclito, um homem não entra duas vezes no mesmo rio, isso porque não apenas o rio está diferente na segunda vez (as águas fluíram, onde tinha peixes não tem mais, etc), como também ele mesmo, o homem, está diferente! Da primeira vez que eu vim, era 2010, inverno, a paisagem era diferente e a atmosfera também. Mas com certeza o que mais mudou não foi a cidade - fui eu! Vinda de São Paulo, Freiburg parecia uma cidade de bonecas, com prédios baixos e antigos, bairros a 10-20 min de ônibus. Hoje, depois de conhecer a Alemanha - e saindo de Jena, com a metade dos habitantes de Freiburg -, a cidade já não pareceu nem de longe tão pequena, já que onde eu moro nem de transporte público precisa!
Isso não quer dizer que Freiburg não seja uma cidade encantadora - apesar de maior do que nas minhas lembranças, ela continua linda!

Tive apenas meio dia para andar pela cidade, porque no dia anterior era o aniversário da Juli, e ela chamou os amigos para uma Wanderung, uma palavra que está na raiz da cultura alemã, e que significa... fazer trilha, caminhar pela natureza!
Ah, essa de vestido é a Juliana! Finalmente uma foto dela, né!
Nós fizemos uma trilha de mais ou menos 30-60 min subindo um trecho de floresta perto da casa dela (que aliás, é GIGANTEE!), que terminava numa torre da época medieval! A paisagem é incrível, e todo mundo tem bastante disposição!
Sentamos perto da torre e fizemos um piquenique com cookies, folhadinhos de espinafre da mãe da Juli, amendoim e vinho! :D




Fiz um videozinho dos arredores pra vocês verem! Perguntei pra Juliana, e parece que esse trecho já pode ser considerado parte da Floresta Negra - Schwarzwald, a mesma do bolo!


Teve ainda festa na piscina, aniversário à noite com muita salada tá pra mim, hahah!, café da manhã tipicamente alemão.. foi bom demais! A família e os amigos da Juli são muito legais, e me trataram super bem, nem dava vontade de voltar!
Mas voltei, né! E agora já vou indo, porque... cansei!


Obrigada pelos comentários! Sempre fico feliz em ver vocês me acompanhando! ^_^
Beijinhos!

4 comentários:

  1. ...oi querida...então, tirando esses episódios ruins das viagens (surpreendente...achava que isso só acontecia comigo...quando viajava por companhias clandestinas há mais de 40 anos) parece que no todo o passeio foi muito legal. Entre tantas outras coisas, fiquei impressionado com aquela torre da época medieval, provavelmente construída 500 anos antes do nascimento de Cabral...incrível, imagine esse lugar 1000 anos atrás. Que pena que você não tirou fotos da família, dos amigos e das comemorações do aniversário da Juliana, seria uma grande recordação pra você. A Juliana (sua família e amigos) é maravilhosa demais, adoraria conhecê-la. Tomara que ela queira conhecer o Brasil, assim poderei tentar retribuir a atenção que ela tem dedicado a você. A Loide me falou sobre eu não atender o Skype, é que esqueci que falava com você pelo Skype do computador antigo, não consigo mais acessar a internet por ele. Vou baixar o Skype no computador novo. Beijão Má.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pai! Foi muito legal, sim!
      É muito impressionante mesmo! Parece que já viviam aqui desde o ano 1000, mas a torre mesmo é do século 13!
      Eu tirei algumas fotos, sim! ;) Só não posto tudo por questão de espaço e pra não invadir muito a privacidade da Juli - acho que ela não curte muito publicar muitas fotos! Mas eu mandei pra ela e elas estão comigo, depois mostro no Brasil! ;)
      Baixa sim, aí a gente pode bater um papo melhor, hahah! ^_^ Saudade!
      Beijão!

      Excluir
  2. Nana que DEZ...
    Tirando.as peripécias com o ônibus,creio que o passeio foi muito bem aproveitado, o que é uma maravilha pelo tempo gasto até aí
    O importante é vc estar conseguindo.aproveitar não só a parte de estudo, mas conhecimento e diversão.
    Até...bjs.

    ResponderExcluir
  3. ...que legal saber que você registrou as comemorações do aniversário da Juliana. Não poste, guarde só pra você esses bons momentos da sua história de vida. Vou baixar o Skype no computador "novo" e a gente vai poder se falar. Grande beijo garotinha.

    ResponderExcluir