sábado, 4 de agosto de 2018

Eine Traumstadt! - Uma cidade dos sonhos!

Hallo pessoal!

Primeiramente, obrigada pelos comentários! Eles me incentivam a continuar escrevendo!
Segundamente, sei que demorei um pouco, é difícil achar o momento exato de voltar aqui e escrever e dá uma preguicinha de escrever depois de já ter contado as novidades pra um monte de gente :P, mas aqui estou!
Terceiramente, quem gostou do novo visual levanta a mão! o/ Eu bem que gosto daquela imagem de Leipzig, mas afinal ela já tem 8 anos e eu não tinha nem atualizado minha idade nesse tempo!, estava na hora de tirar a poeira!

E hoje foi um dia legal para fazer isso porque eu tenho muitas fotos de Jena! Ontem (sexta) fui conhecer a universidade e o departamento que está me recebendo - Foi legal, a secretária me tratou muito bem, mas... me mandou pra outro departamento que só funciona de segunda a quinta! xD Quem acompanha o blog desde a minha primeira viagem talvez lembre uns perrengues que eu passei com o horário de funcionamento dos escritórios aqui... são uma loucura! Cada local tem um horário diferente de atendimento ao público, pode ser segunda e quinta das 10h às 18h e terça, quanta e sexta das 10h às 12h, ou então segunda e terça das 9h às 14, quartas fechado, quinta e sexta das 14h às 18h... seja criativo! Então o que acontece com nós, brasileiros (e de SP!)? Damos com a cara na porta! Os alemães ligam antes ou olham no site pra saber os horários que podem ir, mas a gente costuma ter um entendimento prévio - e que pensamos ser universal - que escritórios têm que atender o público de seg. a sex., pelo menos das 10h às 16h! Como podemos ver, poucas coisas são universais!
Dessa vez, oito anos depois, não dei com a cara na porta! (Iei!:D) Marquei com a secretária com antecedência por e-mail(ok, pra ser justa, ela me falou os horários logo de cara...) e olhei no site os horários de funcionamento do outro departamento (ok, foi a secretária que olhou pra mim também!) Enfim, em todo o caso, o que importa é que fiquei sem nada para fazer até segunda-feira, já que quero esperar instruções da universidade pra poder entrar com processo de visto, matrícula e etc.
Então o que eu fiz? Tomei um sorvete (de avelã! <3 ) e fui andar pela cidade e tirar umas fotos!
(Eu sou feia mas o sorvete é lindo! :P)

E como dá pra ver no plano de fundo, Jena é uma cidade linda demais! Cheia de casinhas e prédios baixos, muita árvore, um rio (limpo) cruzando... acho que vou gostar muito de morar aqui!


Vocês não acham que os cartões postais da Alemanha poderiam ser feitos aqui? <3 E o mais legal é que no centro da cidade tem tudo o que uma cidade grande oferece: lojas de departamento, bares, restaurantes, cafés... ninguém fica entediado! Aqui as coisas até que não fecham tão cedo, a maioria dos estabelecimento fica até às 19h, mercados acho que até 20h!Tá quase igual SP :P Maaas... N-A-D-A no domingo. E como escurece muito tarde (e está um calor dos infernos!!!) só fui pensar em sair de casa 19h30... sorte que dá pra ir pra qualquer lugar a pé! Hoje mais cedo ajudei a Juliana, dona do quarto que estou, a terminar de fazer as malas pro intercâmbio dela - eu venho pra cá, ela vai pra Helsinki! :) O pai dela veio buscar as coisas de carro até Freiburg (bem no sul da Alemanha, umas boas horas de viagem!), pois eles são de lá, e daqui a umas três semanas ela vai definitivamente. Fizemos um café da manhã juntos, conversei com o pai dela, foi bem legal! Nós passamos dois dias juntas, mas já nos entendemos super bem, pena ter que despedir tão cedo! Acabei não tirando fotos do café, ou mesmo de nós duas juntas (ela tirou uma e ficou de me mandar!), mas fica o registro! Ah, esse é o prédio onde estou morando, moro no primeiro andar!

Depois de ajudar ela, fui eu desfazer as minhas malas, finalmente! E depois de fazer isso e tomar um banho gelado (tá difícil por aqui!), almoçar na maior tranquilidade...resolvi sair pra comprar um pijama de verão! Eu de SP deixei meus pijamas de verão no Brasil porque nunca uso! Eu morro de frio no pé, qualquer refrescada na temperatura já estou de meia e edredon, então claaaro que eu não ia precisar, né? Só que não! Nem de noite esfria aqui, tá tenso! Só aguento comer pão, salada e fruta! (e cerveja!). Então resolvi passar na H&M, mas eu falei ali em cima que só tive essa brilhante ideia às 19h30, né...Melhor deixar pra amanhã, né... amanhã é DOMINGO! Pra não passar dois dias em casa entediada, e aproveitando que é tudo perto e demora pra escurecer, peguei minha bolsa e fui! A H&M fechava às 20h, consegui fazer uma compra vapt vupt nos minutos finais!Uhuu!
E uma coisa que fica aberta até tarde normalmente, é a torre panorâmica! Aqui em Jena tem uma, um monstro modernoso que deve ser o maior prédio da cidade, um edifício Itália daqui.
Como as pessoas podem querer ver a cidade à noite ou no pôr-do-sol, essas torres costumam ficar abertas até tarde, e essa não é diferente, fica até às 23h! Então aproveitei que estava pela região e fui subir na torre também, e até gravei um vídeo pra postar aqui! Querem saber quantos andares tem essa torre? Assistam! :D



Por hoje é só, ontem fui no mercado, mas isso é história pra um post inteiro! Quem sabe amanhã?
Beijinhos!

7 comentários:

  1. Oi Má, deu pra ver que Jena é uma cidade muito linda, muito tranquila. O filme da torre é fantástico, mas, curiosamente, quase não se vê pessoas nas ruas depois das 19:h. O áudio está um pouco prejudicado mas dá pra entender. Essa cidade parece uma maquete cinematográfica.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, pai! Não tem gente na rua porque está tudo fechado já! Só nos restaurantes e barzinhos, lá tinha bastante gente, alguns até lotados!
    Parece mesmo, né! Tudo tão perfeitinho! <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Gostava muito daquelas cores e imagens do antigo visual,mas esse dá mais facilidade de leitura! E as história continuam boas!
    Beijinhos abraçados!!!

    ResponderExcluir
  4. ...sobre o visual novo...você sabe o quanto eu gosto daquela foto da abertura. Acho que você não devia mudar...gostaria que você não mudasse...gostaria muuuito que você não mudasse...te peço pra não mudar...te peço por favor não mudar...imploro pra você não mudar!!!! Brincadeiras à parte, acho o visual antigo perfeito. Claro que você vai deixar o que você preferir lógico mas,...rsrsrs. Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Nana essa cidade parece ser muito bonita. Bem diferente de S Paulo.
    Creio que deva dar uma leveza de espírito.

    ResponderExcluir