terça-feira, 7 de agosto de 2018

Einkaufen im Supermarkt!- fazendo compras no mercado!

Hallo pessoal! O calor tá de matar!


Está difícil arranjar energia pra escrever! Tenho andado bastante, e com esse calor a gente fica cansado mais rápido, não? Acho que estar em um lugar diferente cansa também - mas é uma canseira boa!


Esse lugar da foto de entrada é o Paradiespark, um parque bem grande, na beira do rio, perto daqui.Hoje eu passei o dia andando pelo parque e conversando com o Andrey, um ex-aluno meu que agora vai se tornar um bom amigo! :)

Como deu pra ver na primeira foto, os alemães aproveitam bastante o verão! Aliás, isso é algo muito interessante de se vivenciar, as estações. Em especial o verão, a relação que os alemães têm com o verão, o sol, o calor, é bem diferente da nossa. Como já estamos acostumados ao calor, é normal que a gente queira estar em lugares fechados pra se proteger do sol. Os alemães, pelo contrário - apareceu um solzinho, sai todo mundo de casa! Os parques lotam, as pessoas vão nadar nos rios e lagos, levam um livro e vão tomar sol nas praças, ninguém fica em casa! Lembro que em Leipzig as pessoas chegavam a faltar na universidade para aproveitar um dia bonito! E a gente é contagiado também por essa atmosfera, é bem gostoso!
Maaas tenho que admitir que dessa vez está passando do ponto, tanto pra mim, quanto para os próprios alemães - tá todo mundo reclamando! E quando eu concordo e digo que está calor DEMAIS, as pessoas me olham com cara estranha do tipo: "Mas você não é do Brasil? Não tá acostumada, não?!" - Nããão, São Paulo é mais fresquinha que esse forno!
Uma bebida bastante popular no verão, que eu não poderia deixar de tomar (favorita da mamãe também! ;D) é o Eiskaffee! ("áiscafê") Essa delícia consiste em: Espresso + Sorvete de Baunilha + Chantilly ... hmmmm lecker! :D O Chantilly é bem pouco doce aqui, então a bebida tem bem pouco açúcar (mas muita gordura!), vende em qualquer lugar e é perfeita para renovar as energias! Além de Eiskaffee, os alemães bebem bastante cerveja, obviamente! Mais velhos, em especial, gostam da cerveja de trigo, e alguns misturam com suco de fruta eca! Acho que é um costume da Alemanha oriental, em Leipzig bebiam também, mas não acho que seja muito comum em outros lugares.

Entrando no tema comidas e bebidas, eu estava louca para fazer um post sobre as minhas compras no mercado! Então vamos começar, antes que seja tarde!

E essas foram as minhas primeiras comprinhas! :D Talvez não seja muito empolgante pra todo mundo, tem um monte de salada, hahah! Mas tenho que dizer que realmente me dá água na boca!
Uma das coisas que mais gosto de sair do país é poder comer coisas que não têm ou são caras no Brasil - êh Magali! Então em vez de comer o que estou acostumada, tento entrar de cabeça e ver o que tem de interessante e apetitoso pra comprar!

Na Europa, uma coisa legal de comer são as frutas vermelhas, logo na frente da foto - framboesa, amora, mirtilo e o maior é groselha! Primeira vez que vi ao vivo! São bem azedinhas, mas são fofas! Essa é a minha salada de frutas vermelhas com uma caldinha de groselha e framboesa caseira!

Como está muito calor, estou me esbaldando na salada - doce e salgada!, então comprei broto de espinafre, rúcula, endívia e alface romana. Esse potinho do lado das frutas vermelhas é um "mix para saladas", que você pega e pesa por quilo - tem croutons, azeitona, cenoura ralada, queijo picado, alguns molhos... e mais um monte de coisa! Aliás, quando estava na Polônia descobri com uma moça da Grécia o queijo Feta, vocês conhecem?
É um queijo fresco típico da Grécia, de textura cremosa e aveludada na boca, feito de leite de cabra e de ovelha. Muuito gostoso na salada, com azeite, tomate cereja e manjericão... Delícia! Não está na foto, mas eu comprei - um pouquinho carinho até, mas valeu! :D

Outra coisa pra destacar na foto é a Weisswurst - a "salsicha" branca! Essa é a mesma que eu comi quando cheguei, é a minha preferida!a verdade é que depois que experimentei essa nem fiquei com vontade de experimentar as outras! hihihihi Como dá pra ver, parece mais uma linguiça do que uma salsicha - a tradução é um pouco errada. Tudo que tem esse formato de salsicha se chama "Wurst" (vurst), incluindo aí até o salami, por exemplo. A Weisswurst vai muito bem com... mostarda! :D Aliás, quem prestou atenção na primeira aula vai perceber que essa mostarda se chama "mostarda", hahahaha!! O Pato que percebeu esse detalhe! A mostarda alemã é beeeeeemmm diferente da nossa - é mais clara na cor, porém picante, mais seca, menos ácida, mais cremosa... tudo de bom!
Na foto também tem um presunto cru - aqui tem uma variedade imensa deles! Esse eu peguei no açougue do mercado - em Leipzig o mercado não tinha açougue, esse tem, achei legal! E um detalhe: só trabalhavam mulheres! Bem diferente, né!
Próximo da mostarda está um tijolo pacote de pão - é, aparentemente "pão" - Brot - é um conceito bem diferente do nosso!
Inclusive poucos sabem, mas as padarias da Alemanha são dignas de respeito! Tem uma variedade enorme de pães frescos, integrais, com grãos, pra todos os gostos! A Juliana me falou que no sul da Alemanha elas são melhores que aqui, mas eu não consegui ver a diferença. Esse pão aí é um pão escuro integral cheio de grãos - repararam na gramagem do pacote? 500g! É super pesado e denso, uma fatia já alimenta pro dia inteiro, hahah! Não é o pão mais gostoso, mas saudável com certeza é! Eu como com Frischkäse, tipo um cream cheese porque aqui - pasmem! - não tem requeijão!! Como assiiimm? Pois é, requeijão cremoso, leitoso, acho que só tem no Brasil!
Por fim, claro que não poderia faltar cerveja, e de dois tipos! Uma Pilsen - tipo mais conhecido no Brasil, mas bem diferente da Skol, né! hahaha, aqui bastante consumida pelo público jovem. A outra é uma Weissbier - cerveja de trigo, consumida pelas pessoas mais velhas e adorada por mim! que estou velha já também :P E um suquinho de maçã, que no Brasil é coisa de burguesinha, burguesinha,burguesinha... mas aqui é o mais barato de todos! ;)

Aaaaahhhhh, quase esqueci o chocolate! Tá um calor do cão, mas se eu saísse sem levar um Milka e um Lindt seria um pecado, né! Ainda mais pelo preço!

Será que eu vou engordar?.... Vamos ver!
Pra fechar com chave de ouro, uma foto de um jantarzinho qualquer (juro que passava das 19h!): fusilli tricolor com champignon fresco, endívia e rúcula pra que isso, né, todo mundo quer é foto de chocolate!! :P

Auf Wiedersehen!

6 comentários:

  1. ...muito bom saber que você não está sozinha, que está se adaptando fácil e, que está bem e feliz. Estamos acompanhando suas aventuras e aprendendo muito sobre a Alemanha ou, pelo menos sobre Jena. Beijão querida.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Deu é água na boca... queijo feta só ouvi falar, mas falar muuuito bem, se bem que no seu caso não é a única estrela né? Presunto crú, endívias,champignon... Tudo de bom! Continue aproveitando!
    Adorei as fotos! Beijinhos abraçados1

    ResponderExcluir
  3. CARACA!!!
    Pode ter Inveja boa de nora????
    Meu queria ter essa comprinha sua aqui...tudo de bom...e ainda já limpos é isso?
    Acho que me daria super bem aí, sem
    Problema nenhum.
    Se vc quiser te ensino a fazer o requeijão, aí vc pode até vender pro pessoal, pq vc sabe que é muito bom.
    Aproveite. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô! <3 Fiz boas compras??? Acho que sim, né!! :D
      Ainda tô me habituando a cozinha, mas quando eu me sentir em casa peço umas dicas pra fazer uns quitutes brasileiros!
      Ah, agora dá pra fazer brigadeiro aqui, eu vi Leite Moça pra vender (a versão brasileira mesmo!)! Antigamente não tinha! ^_^
      Beijão!

      Excluir