segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Choque cultural

Oi, pessoal! Hoje eu fui - finalmente! - no Warsaw Uprising Museum ("Museu da insurreição de Varsóvia"). A Insurreição de Varsóvia aconteceu em 1944, quando os poloneses tentaram se libertar da dominação alemã nazista. Foi um fracasso, milhares morreram - a cidade passou de 1.300.00 habitantes para menos de 1000 -, mas ainda assim é o evento simbólico mais importante da Polônia (ou ao menos, de Varsóvia), pois mostra como eles lutaram bravamente para recuperar a nação. Então, a despeito do que li no Maus, é claro, não foi fácil também para os poloneses essa dominação. Pena que cheguei tarde no museu, faltou coisa pra ver, mas vou tentar voltar! O resto desse post foi escrito ontem à noite: Esses dias o João e a Feifei, que moram comigo, estarão trabalhando fora, então sobrou só eu e a menina da Turquia - porque o Maksim nunca dorme no nosso apartamento :P. Imagine uma semana só eu e ela - bom, eu não imagino. Como isso seria estressante demais, decidi me "mudar" para o outro ape - mais conhecido como Marszalkowska ("marchaucóvsca")! Como o Ahmed está fora também, e sempre alguém acaba dormindo fora, sobram camas, então resolvi passar uns 3 dias por aqui!:) É estranho voltar pra cá. Embora eu tenha sido a primeira a morar aqui - e eu tive sorte porque justamente a menina que está ocupando a minha ex-cama está viajando - então voltei pro meu quarto antigo! - eu já não me sinto mais em casa. Algumas regras mudaram - ninguém mais compartilha comida -, a limpeza consegue ser pior que no nosso apartamento (e olha que a gente quase não limpa mesmo! Mas tudo bem, eu entendo, aqui vive cheio de gente) (mas ningu´ém limpou direito até agora :P) (aliás, vale dizer que não adiantou ter consertado a pia do banheiro (lembram que tava entupida?) - já jogaram mais cabelo e tá um nojo e entupindo de novo :P), e, enfim, não me sinto em casa. Eu me sinto bem à vontade, mas não é a mesma coisa que estar em casa, é claro - a gente se acostuma com a própria sujeira, mas aguentar a sujeira alheia é complicado! E hoje é o primeiro dia! Então provavelmente eu não vou aguentar muito mais que três dias mesmo! Mas vocês devem estar se perguntando o que eu estou fazendo aqui se eu não disse nada de bom? Bom, é que apesar de eu não me sentir em casa, as coisas com a Ezgi estão bem ruins... eu ando muito estressada, até com um pouco de medo (!), cada vez que ela abre a porta do quarto eu penso: "ai meu deus, qual vai ser a próxima briga!". E eu só relaxo quando ela está dormindo ou fora - o que não é nada saudável. Então eu decidi vir pra cá como uma sessão de spa - tirar alguns dias para relaxar e desestressar, haha!! Voltando ao título do post, desta vez o choque não é com os poloneses, mas com outras culturas em geral. Quando a gente está numa situação dessas - convivendo com gente do mundo todo -, é fácil fazer amigos - todos são estrangeiros, passam pelas mesmas situações, em geral estão todos abertos a conhecer coisas novas. Porém, depois que a gente "se acostuma" com as pessoas, por incrível que pareça é nessas horas que os choques culturais aparecem - pelo menos foi assim comigo. Desde a época da Alemanha foi assim - quando eu acostumava com as pessoas era quando eu era mais surpreendida. E não são coisas grandes - em geral, são coisas bem pequenas, como regras de etiqueta, expectativas de comportamentos que são quebradas. A minha teoria é que quando a gente começa a acostumar com as pessoas e a tratá-las como verdadeiros amigos, você espera que elas reajam como os seus amigos brasileiros reagiriam - o que nem sempre acontece. Então, por exemplo, quando você está na mesa com pessoas que você considera super-amigos e eles olham um para o outro e dizem "vamos assistir tal série no pc?" e vão sem te chamar (sim, acabou de acontecer), aí você sente o choque cultural - porque isso nunca aconteceria no Brasil. Esses "pequenos" comportamentos, se deixar, te derrubam, mas eu acredito de verdade que sejam somente choques culturais - provavelmente em outros lugares isso é ok. Eu tento respirar fundo e não levar pro lado pessoal - acreditem, não é fácil!! Hoje aconteceram vários desses choquezinhos culturais - certas surpresas de comportamentos incompatíveis com "amigos". Por outro lado, tive um bom dia com Szabi, o garoto da Hungria que eu costumo nem ser tão próxima - nós tomamos Bubble Tea (que a Feifei disse que é "típico daqui" mas eu nunca tinha ouvido falar, e que na verdade nem é um chá, sei lá o que é, perguntem pro Google!!) de melão, parecia um monte de melona derretido com "bolhinhas" mastigáveis! :)
E, principalmente - planejamos nossa viagem pra Cracóvia! Siiim, sexta que vem, Cracóvia lá vou eu! Então, parece que sempre os males vem pra bem - ou nada é tão ruim assim ^^ Continuando assim tá bom! Por hoje vou indo - até mais!

2 comentários:

  1. Oi Má...Nem sei o que te dizer diante dessas coisas, mas sempre lembro daquele professor que te hospedou em Freiburg, que disse que nunca é pessoal e na época te ajudou bastante a ter outro olhar pra esses acontecimentos,e sempre tem o outro lado né? Que as outras pessoas também devem ter um olhar tão crítico em relação a gente quanto a gente delas. Mas muita coisa boa ainda vai acontecer por aí,e espero que você esteja preparada pra aproveita-las ao máximo!
    E não esqueça nunca que aqui tem muita gente que ama muito você e que também torce por você! Espero que as coisas se resolvam da melhor maneira possível,e mais uma vez foque as coisas boas( que não são poucas) e as não tão boas dê menos atenção, afinal elas nem merecem tanto né?
    Sinta-se abraçada (Bem apertado)!
    Beijinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nana! Vc brigou com essa menina pq? Espero que tudo dê certo, eu sei como é ruim morar no mesmo lugar que pessoas com quem vc não está se dando bem no momento (e olha que lá em Pira ninguém era estrangeiro! rs)... Se te conforta, estamos todos com saudades, por aqui! =) O sol foi embora com vc, acredita que só ta chovendo e fazendo "frio"? rs (quando vc iria pensar em colocar blusa em janeiro aqui em SP?)
    Agora to embarcando la pra BH pra tirar meus documentos!
    Continue escrevendo e mandando notícias!
    Mil beijinhos!

    ResponderExcluir