sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bonn!

Olá, pessoal! Finalmente fotos de novo! :)
E escrita com til e cedilha! :)


Oiê! Quanta neve hoje! Parece que eu tô num daqueles globinhos de papai noel! Bom, é que eu achei por aqui uma Starbucks, e nela posso ficar 1h de graça por dia na internet com o meu computador! (Estou fazendo um plano diabólico de ir em duas Starbucks diferentes e usar a internet por 2h.... mwahahaha!! - mas ainda não é nada certo). Enfim, estou muito feliz de ter encontrado um lugar para usar a internet. A falta de conexão com o Brasil dá uma solidão! ;_;
Como prometido, aqui vão as fotos de Bonn! \o/ Como a gente foi no final da tarde (tipo quatro e meia da noite!), não deu pra tirar tantas fotos, nem visitar muita coisa, vimos mais a cidade por fora. Mas já valeu a pena! Bonn é uma cidade pequena, bem perto de Colônia, tanto que dá pra ir de condução local até lá. A primeira foto desse post é de lá – eu gostei tanto dessa foto!! (se não fosse essa “galeria” capitalista... -.-') Não tem nenhum monumento especial, nem nada, mas mostra bem o clima das cidades alemãs! Continuando, para variar, mais uma foto de igreja! :D


Por fora... e por dentro!


Ah, preciso dizer que as igrejas não são todas amarelas, não, mas é que a foto sai assim quando tiro sem flash – e com flash ela fica muito escura. Mas sério, ninguém sabe o que é uma igreja bonita até vir pra Alemanha (ou pra Europa, talvez). São muuito bonitas! Bonitas de cair o queixo! Não tem como não se impressionar! E muitas são do sec XIII – antes até do Brasil pensar em existir! Na frente da igreja tinham umas cabeças caídas, sei lá por quê! Os meninos me disseram que tinham caído da torre, mas depois eles disseram que era mentira! ._. Mas no fim, não soubemos o que elas estão fazendo ali! Olha eu posando de God of War! XD


Aqui é mais um detalhe de uma pintura lá de dentro:


Mas Bonn não é conhecida por suas igrejas. Ela é famosa por outro motivo (que o Tio Pepe bem sabe): Ela foi a cidade onde o Beethoven nasceu! Siim, e a gente pode conhecer a casa do Beethoven, está lá até hoje!


Rico o cara, não? Pois é! O Daniel guiou eu e o David até a casa do Beethoven, tiramos umas boas fotos, e eu resolvi que queria tentar entrar. Quando chego com o David em frente a porta, o que é que a gente lê??? “ALTES RATHAUS” (leia-se: antiga prefeitura) Hein?!?! Sim, esta não é a casa do Beethoven! xD O Daniel levou a gente até lá, fez a maior propaganda do lugar errado! Bem que eu achei que era bem suntuosa, mas a gente não tem muita noção de antigamente, então nem falei nada!
Mas então, qual é a casa do Beethoven? É essa aqui!


Ela fica numa ruazinha bem menor, e ainda é grande, mas beeem mais simples que a prefeitura! Como a rua era bem estreita e estava escuro, não deu pra tirar boas fotos, mas já valeu como curiosidade! No fim o Daniel, nosso “guia turístico”, não conseguiu nos levar nem pra casa do Beethoven, nem para as margens do Reno, e nem para o tal do teatro, que ele tanto falou! XD Andamos pra caramba, até nos perdemos no meio da cidade e nada de teatro! Mas kein Problem, foi muito legal!


Esse outro prédio bonito é a Universidade. É enorme, um prédio comprido e lindo! Os meninos me disseram que o jardim fica lindo na primavera. Eu só vi neve! Aliás, a gente aproveitou pra jogar umas boas bolas de neve! O Daniel até rolou na neve! Pena que não dá pra tirar foto e jogar bola de neve ao mesmo tempo!

Agora, um pequeno anexo que há muito vinha sendo requisitado: a comida! Antes da viagem pra Bonn, eu comi Bratwurst com o David! A famosa Bratwurst, uma 'salsicha' (está mais pra lingüiça) grelhada e molho de mostarda, acompanhada de... batata! Batata frita e Apfelschorle, suco de maçã com água com gás, beem típico daqui! Uma delícia, adorei!


Queijo aqui, também tem de monte e barato! Gouda e Emental tinha até no David, que é estudante! Aqui no Göz eu comi um pão com queijo Gorgonzola delicioso também! Aliás, padaria tem em tudo quanto é esquina – e isso é sério, muito mais do que no Brasil! E elas são tipo 'pegue e pague', fica tudo exposto, a gente é que pega e vai até o caixa. Outra coisa que é bem comum aqui e difícil no Brasil são as frutas vermelhas. No bandejão lá em Colônia, comi duas vezes uma sobremesa de framboesa, morango, cereja e umas frutinhas pretas azedinhas (David, se você estiver lendo este blog, pode nos informar o nome? E tem tradução pra elas?) - e com chantilly. É muito chique! E uma delícia também!

Falando no Bandejão, o Mensa ('bandejão' em alemão) é bem diferente do que a gente tem no Brasil. A começar que, em Colônia, eram 3 restaurantes juntos, o que dava bastante variedade nas comidas. Segundo, porque o preço não é tabelado, depende da comida, do restaurante e do que você pega (às vezes a sobremesa ou o pão é pago à parte, por exemplo). E terceiro, é claro, pela comida em si. Praticamente todo dia tem batata, seja cozida, assada, em purê, purê frito... e a batata substitui o arroz, o que é bem estranho. Aliás, normalmente não tem as 5 coisas do bandejão brasileiro (arroz+feijão+carne+mistura+salada), tem só uma carne com mistura, e a salada à parte, então os pratos parecem bem vazios para os nossos olhos! Mas batata alimenta! E falando na salada, ela é muito boa! É super variada, no mesmo potinho vem alface, repolho, cenoura, pimentão, essas coisas. E tem molho pra salada daqueles gostosos pra pôr! ToT E se você estiver disposto a pagar um pouco mais à parte, pode saborear também azeitonas pretas, picles, miolo de alcachofra, salada de macarrão... só essas coisas humildes! Eu não costumava pegar nada à parte, até porque eu não aguento comer tudo, mas o miolo de alcachofra eu não resisti!

Mas nem tudo são flores, claro! Eu ainda estranho um pouco o porco, que não é minha carne favorita, e quando não tem bandejão, a gente acaba mais é beliscando, porque não tem muitos restaurantes baratos, e muito menos alemães! Aqui o que mais tem é restaurante turco e chinês! Pois é, eu também nunca imaginaria encontrar um monte de restaurante chinês na Alemanha!! E apesar de todas as cidades serem bem pequenas, o centro é bem-estruturado, então tem várias coisas americanas, como Starbucks, Mc Donalds, Burger King, Subway.... e pelo menos o preço às vezes compensa.

Uau, quanta coisa eu escrevi! E nem falei dos doces!
Então, nem vou pôr foto de Freiburg, fica pra próxima!

Beijão a todos, continuem por aqui!

7 comentários:

  1. Casa do Beethoven!!! Se fosse há um tempo eu cairia de costas... até que eu conheci [e analisei] as obras do Bach *-* pra esse tem que fazer reverencia. xDD
    As cidades ae parecem ser tão tranquilas, neh...

    Enfim... força nessa estadia ae, vamos continuar acompanhando!

    Kissus

    ResponderExcluir
  2. As frutinhas são mirtilos e groselhas, Mari! São meio azedinhas, mas bem gostosas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Má...aqui no Brasil são exatamente 04:01. É isso mesmo quatro da manhã. rssrsr
    Bem, to aqui pra dizer que estou sentindo sua falta viu?
    Quando entrar setembro,
    E a boa nova entrar nos campos.
    Quero ver brotar nossa voz,
    Onde a gente plantou...
    Mas...to me guardando pra quando o carnaval chegar...É e quem me vê apanhando da vida, duvida que eu va revidar....To me guardando...
    Saudades imensas....
    beijos
    At Niat Niatat...Carpe diem

    ResponderExcluir
  4. Olá Nana!
    Só passei aqui para avisar que estou quase terminando o seu tempĺate =D! Só precisava de uma coisinha: você tem alguma frase ou algo assim que queira que eu escreva no template? Na parte em cima dos posts para ser mais exata xD! Acho que ainda esta semana termino e te envio /o/!
    Bon, por enquanto é isso! Bjos e até logo o/!

    ResponderExcluir
  5. fiquei pensando enquanto lia... VC TÁ EM CIDADES TÃO PEQUENAS QUANTO A MINHA, CAIPIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! UEahueAHAEuheAUHEauheAUHEauheAUEahuAH!! tem luz elétrica ae??? e as pessoas andam de charrete, cutucando a unha pra tirar sujeira debaixo??? mmwwwaauheueahueahueahauehauehae, a vingança é tão linda!

    eu vou contar pros seus filhos que vc não fez anjinhos de neve e eles nunca vão te respeitar!!!!!!

    mais fotos da catedral da sé... e aquela universidade alí é igualzinha à lateral da estação da luz! AUHEAUHEauheaueahueahueAHUEahueAHEauheA

    q q são esses números na prefeitura???

    aposto que vc só gostou desse refrigerante pq é gringo ¬¬! e os queijos vc só gosta pq eles chamam eles com nomes diferentes... aposto que eh tudo mussarela XD

    beijo, sua cult nojenta!

    ResponderExcluir
  6. Kein problem é muito bom! Adorei a expressao! Hahaha
    A 1ª foto é linda! A casa do Bethoven tb!
    E acostume-se com batata, wurstel e maçã. Já provou apfelstrudel? É asism q escreve? Tem um trema em algum lugar, né? Vou aprender qdo trocarmos as aulas de italiano-alemão. Rs. Mensa já é igual!!! Mas fala igual a gente leria em português em italiano, o q não deve ocorrer no alemão... Incrível o bandejão europeu, né? Fico com dó dos q vem pro Brasil (só não fico com + dó pq tb aqui é 1/5 do preço q eles pagaria lá...).
    Vá curtindo as Starbucks!!! (na Itália não tinha! Eles falam q o café italiano é melhor q o americano e por isso não o vendem. tsc tsc. Ninguém vai na Starbucks tomar café! Pelo menos não o café italiano... Enfim...)
    Kusse

    ResponderExcluir
  7. Oieeee, pessoal!!! Estou adorando os comentários! :D
    Que saudade de você, Ci! Fiquei muito feliz de ver que você passou por aqui!
    E Tárik, na minha cidade caipira tem metrô, tem Mc Donalds, tem quase tudo de uma cidade grande, táá??? e sobre o refrigerante, na verdade depende da marca! Tem marca que é cheia de gás, aí eu não gosto, mas tem umas que são tipo uma H2O com mais sabor de maçã, hehe!

    Boo, obrigadaa!! Estou esperando o template! Sobre alguma frase?? Coloca "Meine Erfahrungen", que significa "minhas experiências"!

    Beijos a todos e aí vem o próximo post!

    ResponderExcluir