quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Gdansk - Sopot - Gdynia: Três cidades, duas casas!

Oi, pessoal!
E ontem foi mais um dia em Gdansk! O dia foi super legal! Passeei com os meninos da AIESEC aqui de Gdansk - Gustavo, Rafael, Bia e Mohammed, do Egito -, tiramos vááááárias fotos como essa que abriu o post- com a câmera semiprofissional do Mohammed, êêêhh!! :D Aqui vão outras:
Depois, fomos até essa ponte:
Se vocês olharem bem nessa ponte, vocês vão ver umas coisas penduradas nas grades - são cadeados. Essa ponte tem uma lenda: se você pendudar um cadeado com o seu nome e o do seu amado nas grades, então o seu amor vai durar pra sempre! Como euu não acredito nessas coisas, é claro que eu deixei pra lá, que bobagem! Você acha que eu gastaria meu tempo tentando achar uma loja de cadeados e um jeito de gravar nomes neles? Pffff!.... Depois disso, eu e o Gustavo fomos pra Sopot! Sopot é uma cidadezinha próxima à Gdansk, cheia das baladas e dos cafés, bem chique! Lá tem um hotel gigante onde a hakira ficou hospedada, parece! (o que a Shakira estava fazendo aqui?! O.o) A parte que eu visitei de Sopot parece algo como Puerto Madero, em Buenos Aires, ou Alphaville (que eu nunca fui mais acho que é assim :P), mas a visita vale por essa casa:
(como cheguei lá de noite - vulgo 16h30 :P, não consegui tirar fotos tão boas - então vai essa da internet!) Siim, eu vi a casa torta que muita gente só viu na internet!! É bem legal, a arquitetura é mesmo demais! Pena que por dentro ela é normal, nem parece que é torta! Porém, essa outra casa, sim, não tem como evitar:
Essa casa eu fui hoje com a Gosia! Depois de ficar no hostel com o pessoal da AIESEC e passear e tal, uma menina do Couchsurfing me respondeu dizendo que eu poderia ficar na casa dela, em Gdynia - outra cidadezinha perto de Gdansk! E eu, claro, fui! Passei por uns intempéries no começo - a casa dela era bem longe do centro, cheguei lá não tinha ninguém e eu nem tinha o telefone dela, nem internet pra mandar mensagem! E chovendo! Foi tenso! -, mas depois ficou tudo bem! A Gosia é uma garota - mulher seria mais apropriado? - de 28 anos que abriu uma empresa sozinha, mora num ape dos meus sonhos e agora está pensando em viajar o mundo - começando por alugar um barco pra ver baleias nos arredores da Finlândia e chegando na Aurora Boreal - só o começo!! Hoje ela me levou pra ver essa casa-de-cabeça-pra-baixo, o que foi bem legal! A casa é supermaluca, dá mó vertigem de andar dentro dela, mas ela nem foi a parte mais legal do dia - na vila onde tem essa casa, tem vários memoriais aos poloneses enviados pra Sibéria, parece que eles passavam por essa cidade, não sei direito. Bom, além da casa, deu pra ver uma réplica das casas onde as pessoas ficavam na Sibéria, dos trens e até de um bunker, onde eles apagaram as luzes e simularam sons de bombardeios e tiros - foi tenso! O que a casa tem a ver com isso? É meio estranho ver essa casa tão engraçada num contexto desses, mas parece que ela foi construída por um arquiteto que queria demonstrar a sensação de "mundo de cabeça-para-baixo". Pois é, é difícil evitar as partes tristes, mesmo nessa casa tão legal! Aí agora acabou! Estou no ônibus, a 3 horas de casa, mas já não vejo a hora de chegar! Foi boa a aventura!

2 comentários:

  1. Nessa viagem sim você se superou!
    Agora eu entendi quando você não quis me contar antes de escrever o post.Tinha razão mesmo, a surpresa não poderia ter sido melhor!
    Mas eu vou esperar mais fotos legais viu?
    Isso quer dizer que eu te desejo novas aventuras boas como essa!
    Continue postando.
    Beijinho!!!

    ResponderExcluir
  2. ahhh para com isso, certeza que se tivesse um camelô vendendo cadeados ali na ponte vc teria comprado!!!!

    ResponderExcluir